A horta é o coração do nosso projeto.
É a horta que garante a qualidade da grande maioria das coisas que comemos e produzimos, mas é também ela que nos dá a vida e a beleza que nos rodeiam.
Decidimos dar início à primeira quinta vegânica em Portugal. A nossa escolha foi no sentido de produzir alimentos, para os quais sejam usados apenas processos naturais, acessíveis ao ser humano comum, e em harmonia com a natureza.
A palavra vegânica, deriva da conjunção das palavras inglesas vegan e organic.
Uma das preocupações da agricultura vegânica é a de aumentar a sua componente produtora e reduzir a componente consumidora, já que qualquer outro tipo de agricultura é muito mais consumidora do que produtora. É por isso que recolhemos as nossas sementes, germinamos as sementes para criar as plantas para produção, regamos com energia produzida por nós e fertilizamos com a compostagem da casa de banho seca da quinta e preparados à base de plantas. Como resultado, para além de contribuirmos para que a nossa passagem por aqui tenha o mínimo de impacto possível, os nossos produtos são mais frescos, mais saborosos e mais nutritivos.
A horta produz os alimentos da época, livres de produtos químicos e de origem animal para suportar as necessidades do Projeto Romã e o excesso é vendido em cabazes ou a granel.