Vinagres de kombucha

Vinagre de kombucha

Vinagres de kombucha artesanais feitos a partir de chá biológico/biodinâmico.

Estes são de chá preto, … Mon Amour, uma seleção especial de folhas de Darjeelin e aromatizados com tomilho limão da nossa horta. Os vinagres estão disponíveis na nossa mercearia. Temos também vinagres de kombucha feitos com chá verde e outras aromatizações. A aromatização, também conhecida como segunda fermentação, varia em função da época do ano e daquilo que temos na nossa horta. Este ano vamos fazer, pela primeira vez, kombucha para beber e vinagres de kombucha de chá branco!

A kombucha é uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras (SCOBY) que fazem a fermentação do chá. Numa primeira fase dão origem a bebida gaseificada que faz lembrar uma sidra. Numa segunda fase converte-se num vinagre muito suave e agradável. A kombucha é um probiótico, ou seja, tem bactérias boas que o nosso organismo necessita para funcionar bem, facilita a digestão, melhora o processo de absorção dos nutrientes e promove a resistência do sistema imunitário. A kombucha é também um detox, em particular do fígado. Para além disso, a kombucha é muito rica em colagénio, a proteína mais abundante no nosso organismo que é responsável pela estrutura da nossa pele, ossos, músculos e tendões.

Uma vez que nós não consumimos qualquer tipo de bebida alcoólica, é à kombucha que vamos buscar os aromas a vinho para certos cozinhados. Estamos também a fazer uma experiência de utilizar o vinagre de kombucha na horta para ajudar a proteger e fertilizar as nossas plantas.

No workshop de Nível II – Fermentados e iogurtes vegetais, ensinamos a preparar e cuidar da kombucha.

Aqui no Projeto Romã, somos doadores de kombucha. Ou seja, se pensar em ter a sua própria colónia para produzir a bebida ou o vinagre em casa, pode entra em contacto connosco para requisitar uma SCOBY. Quando a vier levantar, traga consigo um frasco de vidro, bem limpinho, com tampa para assegurar que não haja contaminação nem percas de conteúdo durante a viagem.

Não se esqueça de visitar as nossas redes sociais. Pode interagir connosco através do Facebook e Instagram, ver todas as novidades, fotos do nosso projeto e falar connosco através do chat.

0 0 vote
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x